domingo, 27 de abril de 2008

Algumas dicas de apresentação de trabalhos acadêmicos:
REDAÇÃO E LINGUAGEM

O conhecimento científico surge dos diferentes modos de produção do conhecimento e do uso que se faz dele. O progresso científico está atrelado a circulação e ao uso efetivo das idéias, já que a informação constitui a um só tempo insumo e produto de toda atividade científica.
Escrever é uma decorrência natural do estudo e da pesquisa e requer metodologias relacionadas a elaboração e apresentação dos processos organizacionais e técnicos.
Os Trabalhos Acadêmicos-científicos (TACs), são documentos que apresentam o resultado formal de um estudo ou investigação científica. São elaborados observando os mesmos princípios, porém diferem quanto a natureza e aos objetivos.
São considerados TACs: Trabalho de Graduação Interdisciplinar (TCI), Trabalho de Conclusão de Cursos de aperfeiçoamento e especialização (TCC)
, Dissertação, Tese.
Para a redação devem ser observadas as características da linguagem científica como:
Exatidão = precisão conceitual e terminológica.
Clareza = idéias expressas sem ambigüidade, uso vocabulário adequado, frases curtas.
Simplicidade e Objetividade = assuntos tratados de maneira direta e simples.
Coerência = seqüência lógica e ordenada na apresentação das idéias.
Impessoalidade = evitar o uso da primeira pessoa plural e singular.
Recomenda-se o uso do verbo na terceira pessoa, evitando-se pronomes da primeira pessoa tanto no plural quanto no singular (Adotar ...procurou-se analisar os resultados ... e não ...procuramos analisar os resultados...).
É importante lembrar que o uso do vocabulário adequado e de frases, sem verbosidade, facilita a leitura e prende a leitura do leitor.

1 ASPECTOS NORMATIVOS E GRÁFICOS – ABNT - NBR 14724 ago 2002

O texto deve ser digitado no anverso da folha em papel branco, de boa qualidade, formato A4 (21 cm X 29,7 cm) e impresso na cor preta, com exceção das ilustrações.
Recomenda-se para digitação a adoção de fonte tamanho 12.
O projeto gráfico é de responsabilidade do autor do trabalho. O importante é manter a uniformidade em todo o trabalho.
As folhas devem apresentar margens esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm.
Todo o texto deve ser digitado com espaço duplo.
Usa-se espaço simples para:
- citações longas,
- notas de rodapé,
- entre as linhas de uma referência,
- legendas das ilustrações e tabelas,
- ficha catalográfica.

Na folha de rosto, a natureza do trabalho, o objetivo, o nome da instituição, e a área de concentração devem ser digitadas em espaço simples e alinhadas ao meio da folha para a margem direita.
Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por dois espaços duplos.
O indicativo numérico de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço.
(1 INTRODUÇÃO).
A paginação deve ser colocada em evidência, preferencialmente no ângulo superior, dentro da margem direita, em algarismos arábicos não se usando nenhum tipo de pontuação ou sinal antes ou após o número. Todas as páginas são computadas, porém a numeração aparece efetivamente a partir da segunda página do texto.
As referências bibliográficas, ao final do trabalho, devem ser digitadas na margem esquerda usando espaço simples (um) entre as linhas e espaço duplo entre elas. Os elementos componentes das referências são separados entre si por espaço.
Usam-se letras maiúsculas para:
- Sobrenome de autor,
- Primeira palavra da referência quando a referência começa pelo título,
- Nomes de entidades coletivas,
- Entradas de eventos e congressos,
- Nomes geográficos quando se tratar de Instituições Governamentais da administração direta.
Os títulos sem indicativo numérico devem ser centralizados. (Sumário, Tabelas, Resumo, Referência, Apêndice, Anexo)
As abreviaturas, quando citadas no texto pela primeira vez, devem vir precedidas do nome e entre parênteses. ( Organização das Nações Unidas (ONU).)


2 ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS-CIENTÍFICOS (TAC)
ABNT - NBR 14724 ago 2002


A estrutura dos TACs compreende elementos pré-textuais, textuais e pós- textuais.
· Elementos pré-textuais: Elementos que antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho.
Capa: Contém dados que identificam o documento: autoria, título e outros dados à critério do autor. È a proteção externa do trabalho.
Folha de Rosto: Contém os elementos essenciais que identificam o trabalho. Apresenta no alto da página o nome do autor, a seguir o título do documento em destaque no centro da página. Incluir nota explicativa referente ao nível a que se destina o trabalho, com destaque para a área de Concentração, Unidade, Orientador e Instituição. Centrados na parte inferior os dados referentes as notas tipográficas (Local, Instituição e Ano), um em cada linha.
Folha de Aprovação: Deve conter data de aprovação, nome completo dos membros da banca examinadora e local para assinatura dos mesmos.
Páginas Preliminares: Páginas que antecedem ao sumário.
· Dedicatória: Texto no qual o autor presta uma homenagem ou dedica seu trabalho a alguém.
· Agradecimentos: Manifestação de agradecimento a pessoas e instituições que, de alguma forma, colaboraram para a execução do trabalho.
· Epígrafe: Folha na qual o autor apresenta uma citação, seguida da indicação da autoria, relacionada com a matéria tratada no corpo do trabalho.
Resumo: É a recapitulação sucinta das partes mais importantes do texto. É obrigatório em dissertações, relatórios, teses e artigos de revistas. Redigido pelo próprio autor em linguagem clara, concisa, direta contendo no máximo 500 palavras. Deve ressaltar o objetivo, o método, a técnica, o resultado e as conclusões do trabalho. Recomenda-se evitar abreviaturas, fórmulas, equações e diagramas que não sejam absolutamente necessários à compreensão, bem como palavras ou expressões supérfluas como: -“O presente estudo trata de...”. Dar preferência a terceira pessoa do singular e ao verbo na voz ativa. Não utilizar frases negativas, símbolos, contrações e parágrafos. Localiza-se antes das Listas e do Sumário e apresenta a referência bibliográfica no alto da folha.
Listas: Relação de elementos ilustrativos e/ou explicativos.
Sumário: Listagem com a indicação do conteúdo do documento. Mostra as divisões e seções do texto na mesma seqüência e grafia adota na redação. Usa-se o termo SUMÁRIO e não ÍNDICE.
· Elementos textuais: É o núcleo dos trabalhos acadêmicos, é nesta parte que o autor apresenta a matéria.
Introdução: Parte inicial do texto, elaborada de forma clara e precisa, onde devem constar a delimitação do assunto, objetivos e outros dados necessários sobre o tema pesquisado. Seu objetivo principal é situar o leitor no contexto da pesquisa, levando-o a perceber claramente o que será analisado, como e por que as limitações foram encontradas, o alcance da investigação e suas bases teoricas gerais, sem contudo repetir ou parafresear o resumo, nem dar os dados sobre a teoria experimental, o método ou os resultados, nem antecipar as conclusões e as recomendações contidas no estudo.
Alguns autores preferem abrir uma seção só para revisão de literatura. Ela deve vir após a introdução e antes do desenvolvimento e os dados apresentados em ordem cronológica.
Desenvolvimento: Parte principal do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem e do tema.
Conclusão: Parte final do trabalho, na qual se apresentam conclusões correspondentes aos objetivos ou hipóteses. O autor apresenta seu ponto de vista sobre os resultados obtidos. Nesta etapa não é permitida a inclusão de dados novos.
· Elementos pós-textuais: São materiais complementares, que tem por finalidade documentar ou esclarecer o texto, no todo ou em parte, sem contudo integrá-lo.
Referências Bibliográficas: Conjunto de elementos padronizados que permite identificar os documentos que foram utilizados na redação do texto.
Anexos e Apêndices: Documentos complementares e/ou comprobatórios do texto com informações esclarecedoras, colocados à parte, para não “quebrar” a seqüência lógica da exposição. Quando há mais de um, cada anexo deve conter ao alto da página a palavra ANEXO, numerado sucessivamente em algarismo arábico.
· Apêndice: Texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumetnação, sem prejuízo da unidade do trabalho.
· Anexo: Todo documento não elaborado pelo autor que serve de fundamentação, comprovação e ilustração.


3 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS – ABNT - NBR 10520 ago 2002


Citações são pensamentos, conceitos, definições retirados das publicações consultadas para a realização do trabalho.
Tem por objetivo esclarecer ou complementar as idéias do autor, informando obrigatoriamente a fonte onde foi retirada a informação. Devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada, que será mantido ao longo de todo o trabalho.
Todos os trabalhos citados devem, obrigatoriamente, constar da lista de referências bibliográficas
Sistemas de chamadas no texto
As citações devem indicadas no texto por um sistema numérico ou alfabético.
· Sistema numérico
A indicação da fonte é feita por uma numeração única e consecutiva, em algarismo arábicos, remetendo à lista de referências bibliográficas na mesma ordem que aparecem no texto. Podem vir entre parênteses, alinhado ao texto ou sobrescrito, após a pontuação que fecha a citação.
Na listagem de referência os trabalhos são relacionados por ordem que aparecem no texto.
Diz Rui Barbosa: “Tudo é viver, previvendo.” (15) ou
Diz Rui Barbosa: “Tudo é viver, previvendo.” 15
O nome do autor pode, em alguns casos, não aparecer, sendo citada apenas a idéia ou pensamento, seguido da indicação numérica.
Entretanto, o modelo de Cumming e Richards12
... dados então existentes para a fabricação do medicamento...1

Sistema alfabético (autor-data)
A indicação da fonte é feita pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável, seguida da data de publicação, separados por vírgula e entre parênteses.
Na listagem de referência bibliográfica os trabalhos são organizados alfabeticamente.
Merrian e Caffarella (1991, p.32) observaram que a localização de recursos tem papel crucial no processo de aprendizagem dirigida.
“Comunidade tem que poder ser intercambiada em qualquer circunstância, sem quaisquer restrições estatais, pelas moedas dos outros Estados-membros.” (COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPÉIAS, 1992, p.s34).


TIPOS DE CITAÇÃO

· Citação direta
São citações diretas aquelas que reproduzem literalmente o texto original.
A extensão de uma citação determina sua localização no texto. Se tiver até três linhas, deve ser incorporada ao parágrafo; sendo mais extensa, deve ser apresentada abaixo do texto, em bloco recuado, sem necessidade de aspas.
- Com até três linhas devem vir entre aspas duplas.
“Não se mova, faça de conta que está morta.” (CLARAC; BONNIN, 1985, p.104)
- Com mais de três linhas, são transcritas em bloco e destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas, constituindo um parágrafo único.
Os agentes antidepressivos (em geral TCA) são frequentemente utilizados na tentativa de suicídio, de modo que seus efeitos tóxicos agudos constituem um assunto de importância prática. (RANG et al, 2001, p.94).

· Citação de citação

A transcrição de um texto ao qual não se teve acesso ao documento original. Só deve ser utilizada na total impossibilidade de acesso ao documento original.
No texto, a citação de citação obedece a ordem: autor do documento não consultado seguido da expressão “apud” (que significa conforme, citado por) e autor da obra consultada.
Benfey (1976, p.57) citado por Solomons (1982, p.79) ou (BENFEY, 1976, p.57 apud SOLOMONS, 1982, p.79)
A referência bibliográfica, neste caso, inicia pelo autor do documento não consultado seguido dos dados do documento original. Os dois trabalhos são listados; na letra “B” o trabalho do BENFEY e na letra “S” o SOLOMONS.

ENFEY, O T. The names and strutures of organic compounds. New
York : Wiley, 1976 apud SOLOMONS, T.W.G. Química orgânica. Rio
de Janeiro, LTC, 1982. v.1.Na letra “B”
SOLOMONS, T.W.G. Química orgânica. Rio de Janeiro, LTC, 1982. v.1.Na letra “S”

· Citações indiretas


Reproduz idéias da fonte consultada sem, no entanto transcrever o texto. O uso de aspas é dispensável.
O Brasil representa, para estes, importante fonte financeira para pagamento de suas importações de bens de consumo. (SILVA, 1999, p.43)
Segundo Costa e Couto (1997, p.23), há uma relação da qualidade do café com os diversos constituintes físico-químicos reponsáveis pelo aroma e sabor característicos da bebida.


· Observações
- Dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações etc.) ou dados de trabalhos em fase de elaboração, indicar, entre parênteses informação verbal ou em fase de elaboração e mencionar os dados disponíveis, em nota de rodapé.
No texto: O novo medicamento estará disponível até o final deste semestre.
(informação verbal)1


1Notícia fornecida por John A Smith no Congresso Internacional de Engenharia Genética, em
Londres, em outubro de 2001.
- Citações indiretas de diversos documentos de diversos autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética.
Diversos autores salientam a importância do “acontecimento desencadeador” no início de um processo de aprendizagem (CROSS,1984, p.58; KNOX, 1986;p.29; MEZIROW,1991, p.33).
- Quando o autor for incluído no texto ele deve ser grafado em letras minúsculas, com a data e a página entre parênteses.
Em Teatro Aberto (1963, p.76) relata-se a emergência do teatro do absurdo.
- Quando houver coincidência de sobrenome de autores acrescentar as iniciais do prenome.
(BARBOSA, C., 1988,p.67) (BARBOSA, O. 1934, p.32)
- Citação de diversos documentos do mesmo autor com datas diferentes, separar por vírgula da mais antiga para mais atual.
(DREYFUSS, 1989, 1991, 1995).
- Quando houver mais de um trabalho do mesmo autor, publicados no mesmo ano, distingüir pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data, sem espaçamento, conforme a lista de referências.
De acordo com Reeside (1927a, p.154)... Ou ...(REESIDE, 1927b, p.13).
- No caso de documentos sem indicação de autoria ou responsabilidade, citar pela primeira palavra do título seguida de reticências .
No texto ...(ANTEPROJETO ..., 1987, p.57)
Na listagem de referência:
ANTEPROJETO de lei. Estudos e debates, Brasília, n.13,p.51-60, jan.1987.
- Se optar pelo sistema de chamada numérico a listagem de referência bibliográfica deve estar organizadaconforme a ordem de citação dos autores no texto e numeradas.
- Quando utilizar mais de um autor para redigir um parágrafo, separar por ponto-e-vírgula.
(CLARAC; BONNIN, 1985, p.280; DERRIDA, 1967,p.31; RIBEIRO et al., p.22)
-Quando o autor for uma entidade coletiva conhecida por sigla. Na primeira vez que for citar adotar o nome por extenso seguido da sigla, nas citações subsequentes somente a sigla.
A TAB.1 confirma os dados apresentados anteriormente. (INSTITUTO
BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE,1975).
- A alfabetação dos autores segue a ordem alfabética, e dentro da ordem alfabética a ordem cronológica

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