sábado, 19 de abril de 2008


CORREIOS

SISTEMA ABERTO DE SELEÇÃO DE PATROCÍNIOS

Área Pretendida:
HUMANIDADES – EVENTO LITERÁRIO E PROGRAMA DE INCENTIVO À LEITURA

Nome do Projeto:
CORREIO LITERÁRIO


Proponente:
ATALHO PRODUÇÕES ARTÍSTICAS LTDA.


Realização
Alunos da disciplina “Literatura Brasileira Contemporânea”, do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

Abril/2008

PROJETO CORREIO LITERÁRIO


1. INTRODUÇÃO – A DRAMÁTICA SITUAÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO PAÍS


O IBOPE, por meio do Instituto Paulo Montenegro, realiza anualmente pesquisas para definir o painel de alfabetismo no Brasil, através de um indicador chamado INAF – Indicador de Alfabetismo Funcional. O indicador mensura os níveis de alfabetismo funcional da população brasileira entre 15 e 64 anos de idade, englobando residentes de zonas urbanas e rurais de todas as regiões do Brasil, quer estejam estudando quer não. O último levantamento, feito em 2007, aponta as seguintes conclusões principais:

“A maioria dos brasileiros (64%) entre 15 e 64 anos que estudaram até a 4ª série atinge no máximo o grau rudimentar de alfabetismo, ou seja, localizam somente informações explícitas em textos curtos e efetuam operações matemáticas simples, mas não compreendem textos mais longos nem definem estratégias de cálculo para resolução de problemas.
E ainda mais grave: 12% destas pessoas podem ser consideradas analfabetas absolutas em termos de leitura/escrita, não conseguindo codificar palavras e frases, mesmo que simples, além de terem dificuldade em lidar com números em situações do dia-a-dia.
Dentre os que cursam da 5ª a 8ª série, apenas 20% podem ser considerados plenamente alfabetizados e 26% ainda permanecem no nível rudimentar, com sérias limitações.
Enquanto 47% dos que cursaram ou estão cursando o Ensino Médio atingem o nível pleno de alfabetismo, esperado para este grau de escolaridade, outros 45% ainda permanecem no nível básico.
Somente entre aqueles que atingem ou completam o Ensino Superior observa-se uma maioria (74%) com pleno domínio das habilidades de leitura/escrita e das habilidades matemáticas.”

Diante da gravidade da situação, o Governo Federal, por meio de uma ação conjunta entre os Ministérios da Cultura e da Educação, criou o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), que é um conjunto de projetos, programas, atividades e eventos na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas em desenvolvimento no país, empreendidos pelo Estado (em âmbito federal, estadual e municipal) e pela sociedade. O PNLL baseia suas ações em quatro “Eixos Estratégicos”:

A - A democratização do acesso (implantação de novas bibliotecas, fortalecimento da rede atual de bibliotecas, conquista de novos espaços de leitura, distribuição de livros gratuitos e outros);

B - O fomento à leitura e a formação de mediadores (formação de mediadores de leitura, projetos sociais de leitura, sistemas de informação nas áreas de bibliotecas, prêmios às ações de incentivo às práticas sociais de leitura e outras);

C - A valorização da leitura e comunicação (ações para criar consciência sobre o valor social do livro e da leitura e outras);

D - O desenvolvimento da economia do livro (desenvolvimento da cadeia produtiva do livro e fomento à distribuição, circulação e consumo de bens de leitura).


2. O PROJETO CORREIO LITERÁRIO.

Os alunos da disciplina Literatura Brasileira Contemporânea do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia se organizaram e decidiram propor um projeto que pretende contribuir na solução da questão da leitura, pelo menos em relação aos itens B e C citados no parágrafo anterior.

Estão previstas várias ações de estímulo à leitura, e o pensamento geral é que o local mais adequado para a realização do evento seria o Shopping Center Piedade (Salvador, BA), por sua localização, pela proximidade com várias escolas de ensino médio e fundamental das redondezas e pela quantidade de público circulante no local (de 60 a 80 mil pessoas diariamente).

Além da tentativa de obtenção do patrocínio junto aos Correios, já foram tomadas algumas iniciativas na busca de outros apoios, principalmente de órgãos ligados à questão do livro. Já temos sinalização de apoio da Fundação Pedro Calmon (órgão da Secretaria da Cultura do Estado responsável pela política do livro, bibliotecas e arquivos públicos da Bahia) e do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia.

Os benefícios institucionais do empreendimento são inegáveis, pois cremos que qualquer projeto de incentivo à leitura terá a simpatia da sociedade.


3. DESCRIÇÃO DO PROJETO

O projeto prevê ações de estímulo à leitura, que seriam realizadas em uma das praças do Shopping Center Piedade, em Salvador (BA), com o desenvolvimento das seguintes atividades principais:

a. Programas de estímulo à leitura – Ações na praça do shopping

· Distribuição de folhetos de divulgação nas áreas de acesso ao shopping Center;
· Instalação de estande para recepção de livros doados;
· Oficinas de leituras de contos e crônicas de grandes nomes da literatura brasileira;
· Recitais de poesia com grupos dedicados ao tema;
· Saraus lítero-teatrais com temas de estímulo à leitura;
· Instalação de painéis alusivos ao tema de estímulo à leitura;
· Instalação de painéis em homenagem ao centenário da morte de Machado de Assis;
· Instalação de “varais culturais”, onde seriam pendurados textos de crônicas, contos e poesias de autores brasileiros mais consagrados, para distribuição gratuita aos interessados.

Nota: Os livros recebidos em doação serão encaminhados à Fundação Pedro Calmon, órgão responsável pelas bibliotecas públicas do Estado da Bahia.

b. Programas de estímulo à leitura: Concurso Literário:

Realização de concurso de contos/crônicas e poesia, destinados a estudantes do ensino médio (segundo grau).
Os trabalhos seriam analisados por três jurados (professores do Instituto de Letras da UFBA), que escolheriam os três primeiros colocados nas duas categorias. Os prêmios seriam:

- 1º lugar: um computador portátil (laptop)

- 2º lugar: uma máquina fotográfica digital

- 3º lugar: uma coleção das Obras Completas de Machado de Assis.

Nota: Os prêmios serão entregues até 30 dias após o final do evento, para que os jurados possam analisar as obras, provavelmente num evento no Instituto de Letras da UFBA.
c. Programa de estímulo à leitura – Correio Literário

Nessa atividade, estamos sugerindo aos Correios que, durante o período da realização do evento, toda remessa/doação de livros por pessoas físicas seja feito gratuitamente (se a legislação permitir, ou então sob a forma de “carta social”). Assim, qualquer pessoa física que desejasse remeter um livro para outra pessoa física ou fazer uma doação para alguma biblioteca ou instituição não pagaria as despesas de remessa pelos Correios.
Outra ação de marketing sugerida seria a criação de cartões postais (similares aos feitos pelos Correios na época do Natal) com textos literários de autores brasileiros, e que também seriam remetidos gratuitamente.


d. Selo comemorativo

Outra sugestão é a criação pelos Correios de um selo comemorativo do centenário da morte de Machado de Assis, no dia 19 de setembro de 2008, o que daria um peso mais significativo ainda ao evento.

4. PERÍODO DE REALIZAÇÃO:

A proposta é realizar o evento durante quatro dias, no período de 17 a 20/09/2008, para coincidir com as comemorações do centenário da morte do escritor Machado de Assis (19 de setembro de 1908).

5. DIVULGAÇÃO:

- Distribuição de releases para os principais órgãos de imprensa;

- Divulgação no âmbito da Universidade Federal da Bahia;

- Distribuição de cartazes nas universidades e escolas de ensino médio;

- Distribuição de folhetos nas áreas de acesso ao shopping Center;

6. CONTRAPARTIDAS.

- Ganhos institucionais e de imagem para os Correios, devido à visibilidade do projeto, com o apelo institucional de uma ação voltada para a difusão do livro;

- Integração da Universidade, do Poder Público, estudantes e público em geral;

- Divulgação da logomarca dos Correios em todas as peças de divulgação e de difusão do livro (cartazes, folhetos, painéis);

- Divulgação e citação da marca em todas as matérias jornalísticas e de divulgação (releases).


7. CUSTOS DO PROJETO:

O total do custo previsto para o Projeto Correio Literário é de
R$ 29.424,08 (vinte e nove mil e quatrocentos e vinte e quatro reais e oito centavos).
A demonstração detalhada está na Planilha de Custos em anexo.

8. ANEXOS:

ANEXO 1 - Relação dos alunos participantes
ANEXO 2 - Planilha de Custos
ANEXO 3 - Ficha de Inscrição


PROJETO CORREIO LITERÁRIO

ANEXO 1

RELAÇÃO DOS ALUNOS PARTICIPANTES


Disciplina: Literatura Brasileira Contemporânea
Professora: Profa. Dra. Eliana Mara Chiossi


1. Andréia M. Guimarães
2. Antônio Carlos Monteiro Teixeira Sobrinho
3. Clara Fernandes
4. Edilaine Gomes do Nascimento
5. Galbenia dos Santos Grego
6. Gislene Ramos do Nascimento
7. Isabel Rabelo Mendes
8. Izabel Moreno
9. Juliana O Esquives
10. Lessandra da França Ramos
11. Mariluce Bonfim Lemos
12. Maria Elisabeth Chaves Santos
13. Maria Joana Dourado Guerra
14. Milena R. Aires Carvalho
15. Nivaldo Oliveira Lariú
16. Rená Andrade Dourado
17. Sabrina Jesus Borges
18. Viviane Leita Macias

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