sábado, 31 de maio de 2008



Venha Ver o Pôr-do-Sol é um conto da escritora brasileira Lygia Fagundes Telles , e considerado um dos mais famosos da renomada autora. Foi trabalhado na disciplina O Cânone Literário em março. O conto está inserido no livro Antes do Baile Verde, publicado em 1970, e aborda a história do misterioso Ricardo que resolve matar a mulher que ama por ela não o querer mais. Ele a leva até um cemitério abandonado e a prende em uma catacumba. Através do contato com este conto de Lygia Fagundes Telles, reuni um pequeno grupo da disciplina de Língua Inglesa em Nível Intermediário e decidimos, após apresentar o conto aos integrantes que não conheciam, traduzir o texto de forma adaptada e apresentar.

Algumas mudanças foram realizadas:
- O narrador surge como um personagem em um Bar tomando driques e contando a uma outra pessoa os fatos do conto.

- Os nomes dos personagens foram transpostos para a língua inglesa: Ricardo se tornou Richard e Raquel, Rachel.
- Em homenagem a alguns nomes da literatura e cinema, colocamos algumas lápides no cenário com citações (e uma foto do representante) marcante de determinado escritor ou diretor de cinema. Entre os homanageados estavam: William Shakespeare, Oscar Wilde e Edgar Allan Poe, sobre literatura. Orson Wells, Alfred Hitchcock como homenagens ao cinema. Na trilha sonora da peça, um trecho de As quatro estações e duas músicas instrumentais de cinema como Jaws, do filme Tubarão (de Spilberg) e Psycho, do filme homônimo de Hitchcock.

- Para fazer valer as homenagens complementares, foi colocado no cenário uma réplica de O Barril de Amontillado, buscando fechar as idéias de intertextualidade.

Observe as fotos acima.

Nenhum comentário: